O livro Matemática para Pedagogia: Oficina de Aritmética, organizada pelo Professor Márcio Lima do Nascimento, está disponível no site da Editora EditAedi. A obra é direcionada aos professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental menor, tentando ampliar a visão do ensino da aritmética dos professores formadores, para que els possam iniciar uma nova geração de estudantes, facilitando o processo de aprendizado e gerando mais entusiasmo ao aluno que irá cursar a disciplina de matemática a partir do sexto ano.

O primeiro capítulo descreve duas formas de ensinar que o autor considera ultrapassadas e que podem estar na raiz dos dramas futuros com a matemática de muitas crianças brasileiras. A partir do segundo capítulo é apresentado um roteiro mais focado nos tópicos centrais da aritmética discutido com diversos atores. O Capítulo 3 trabalha a subtração com números naturais e também segue com uma lista de questões. No capítulo 4 é trabalhada a multiplicação, a questão do uso da tabuada e métodos de se efetuar uma multiplicação. A seguir, no Capítulo 5, trata-se da divisão com números naturais. O Capítulo 6 trabalha a adição e a subtração com frações. A multiplicação de frações fica a cargo do Capítulo 7, com seu significado, frações irredutíveis. No capítulo 8 é enfatizado o assunto que é preciso ensinar com extrema cautela, que é a divisão com frações. Encerra-se com o Capítulo 9, que trata do estudo da relação entre perímetro e área.

O Professor Márcio Lima pertence à Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará há mais de 20 anos, onde coordena o Plano Nacional de Formação de Professores CAPES-MEC, PARFOR, que, em 7 anos, já formou mais de 5000 professores em exercício das redes públicas do estado do Pará, e em 20 diferentes licenciaturas da instituição.

Ao ter acesso a esta obra, o leitor tem em mãos uma coleção diferente, que proporciona uma leitura sobre o tema ao público que, em muitos casos, não tem acesso a essas informações ou trabalha em condições inadequadas, sem um rumo para as discussões teóricas e práticas com os alunos, presos a materiais didáticos obrigatórios.

Para ter acesso ao livro, acesse a nossa seção de Downloads e confira a obra completa.