O caderno de atividades “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática” foi lançado pela Editora da Assessoria de Educação a Distância da UFPA – EditAedi. Composto por 32 atividades que visam exercitar a criatividade e o raciocínio matemático do leitor através de atividades lúdicas e artísticas.

Como forma de ajudar na realização dos exercícios, foi criada uma turminha de personagens: Phi (lê-se “fi”) e a sua turma. Phi, a letra grega que representa o número de ouro, é o protagonista; Phida é filósofa, artista e traz dicas importantes para a realização das tarefas do caderno. Phiphi, a mais nova da turma, mostra algumas curiosidades ao longo das atividades. DesaPhio é deficiente visual e oferece muitas charadas para tornar o aprendizado ainda mais divertido.

O caderno é composto por atividades sobre círculos, esferas, rosáceas, espirais, curvas rolantes, curvas fractais, fractais planos e especiais, além do MAT-Teatro. Uma atividade leva a outra, tudo isso com Op Arte, Pop Arte, a arte de Beatriz Milhazes, a arte de W. Kandinski e outros artistas.

A proposta da obra surgiu a partir da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que ocorreu de 23 a 29 de outubro, com o tema “A Matemática está em tudo”. Durante a SNCT, foi lançada a versão impressa do caderno de atividades, que foi distribuída durante as oficinas realizadas pelo projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, proposto pela professora Cristina Lúcia Dias Vaz, com o objetivo de popularizar e estimular o interesse dos jovens pela Matemática, por meio de ações lúdicas que agreguem a arte aos conceitos matemáticos.

Para ter acesso ao caderno de atividades, acesse a nossa seção de Downloads e confira a obra completa.