Fractais e sua arte

Família Sierpinski

 Chamamos de "Família Sierpinski" os fractais Triângulo e Tapete de Sierpinski e a Esponja de Menger-Sierpinski.

 Nesta seção aprenderemos o processo iterativo para construírmos estes fractais e descobriremos suas principais propriedades.

Triângulo de Sierpinski

 O processo iterativo do Triângulo de Sierpinski tem como gerador um triângulo equilátero de lado $L$ (vamos considerar $L=1$) e três regras de iteração:

  1. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{2}$;
  2. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{2}$ e transladar $\frac{1}{2}$ para a direita;
  3. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{2}$, transladar $\frac{1}{4}$ para a direita e transladar $\frac{\sqrt{3}}{4}$; para cima.

5.

 Aplicando uma vez o processo iterativo descrito acima no seguinte triângulo equilátero

figura de um triângulo

qual das figuras abaixo é a figura final?






(a)

(b)

(c)

(d)


6.

 Aplicando novamente, qual das figuras abaixo é a figura final?






(a)

(b)

(c)

(d)


 No vídeo youtu.be/d-lcM6J2-Jc sete etapas do processo iterativo da construção do Triângulo de Sierpinski.

 Ao aplicarmos o processo iterativo infinitamente obteremos o fractal conhecido como Triângulo de Sierpinski.



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Grant Wiggins é um artista estadunidence que vive e trabalha em Tempe no Arizona-EUA. Ele chama seu estilo de pintura "pop ácido", pois está enraizado na pop art e na op art, mas também impregnado de uma sensação de desorientação vinda da cultura da nova mídia. Suas composições, repletas de padrões geométricos com logotipos corporativos, retratam sua paixão minimalista. Busca inspiração em tudo, desde embalagens de lanches asiáticos, desenhos de carros de corrida da NASCAR, tecidos geométricos dos anos 1970 e logotipos corporativos.

7.

 Na obra Odisseia Óptica de Grant Wiggins podemos interpretar a composição com triângulos como uma das etapas do processo de construção do triângulo de Sierpinski. Quantas etapas você vê nesta obra de Grant?

obra feita pro grant wiggins denominada odisseia óptica, consistuída de diversos triângulos e linhas

Fonte: bit.ly/2qIkYaT

 Desenhe na obra de Grant Wiggins abaixo as três primeiras etapas do Triângulo de Sierspinski. Use o modelo preto e branco da obra de Grant ou a interação abaixo.




8.

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 Como sou apaixonado por problemas interessantes e desafiadores, convido você a enfrentar o seguinte desafio: observando as primeiras etapas da construção do triângulo de Sierpinski, complete a tabela abaixo e calcule a área total do Triângulo de Sierpinski.

Etapas $$0$$ $$1$$ $$2$$ $$3$$ ... $$n$$
Número de triângulos $$1$$ $$3^{1}$$ $$3^{2}$$ $$3^{3}$$ ...
Comprimento do lado $$1$$ $$\Big(\frac{1}{2}\Big)^1$$ $$\Big(\frac{1}{2}\Big)^2$$ $$\Big(\frac{1}{2}\Big)^3$$ ...
Área de cada triângulo $$A$$ $$\Big(\frac{1}{4}\Big)^1 A$$ $$\Big(\frac{1}{4}\Big)^2 A$$ $$\Big(\frac{1}{4}\Big)^3 A$$ ...
Área total $$A$$ $$\Big(\frac{3}{4}\Big)^1 A$$ $$\Big(\frac{3}{4}\Big)^2 A$$ $$\Big(\frac{3}{4}\Big)^3 A$$ ...

  Se estiver tendo dificuldade de preencher os espaços com as fórmulas matemáticas, clique no espaço que deseja preencher e utilize os botões abaixo para lhe auxiliar.




Quebra-Frac

um dos mascotes do livro, Phiphi

 Acesse o link bit.ly/2HHf0OP e ajude a Phiphi a montar o quebra-cabeça para encontrar uma linda colagem de fractais.



Tapete de Sierpinski

 O processo iterativo do Tapete de Sierpinski tem como gerador um quadrado de lado $L$ (vamos considerar $L=1$) e oito regras de iteração:

  1. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{3}$;
  2. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{3}$ e transladar $\frac{1}{3}$ para a direita;
  3. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{3}$ e transladar $\frac{2}{3}$ para a direita;
  4. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{3}$ e transladar $\frac{1}{3}$ para cima;
  5. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{3}$ e transladar $\frac{2}{3}$ para cima;
  6. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{3}$, transladar $\frac{1}{3}$ para a direita e transladar $\frac{2}{3}$; para cima;
  7. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{3}$, transladar $\frac{2}{3}$ para a direita e transladar $\frac{2}{3}$; para cima;
  8. Reduzir o gerador com fator $\frac{1}{3}$, transladar $\frac{2}{3}$ para a direita e transladar $\frac{1}{3}$; para cima.

9.

 Aplicando uma vez o processo iterativo descrito acima no seguinte quadrado

figura de um quadrado

qual das figuras abaixo é a figura final?






(a)

(b)

(c)

(d)


10.

 Aplicando novamente, qual das figuras abaixo é a figura final?






(a)

(b)

(c)

(d)


11.

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 Existe uma ferramenta que cria padrões artísticos chamada Mosaico Fractal (editaedi.ufpa.br/ferramentas/mosaico). Ela preenche a forma que escolher inserindo estampas e apresenta um resultado que se assemelha a um fractal geométrico, sendo também esteticamente agradável.

 Use a ferramenta e crie um lindo Tapete de Sierpinski, como o da Profa. Cristina Vaz.

arte feita pela professora Cristina Vaz na ferramenta Mosaico Fractal



12.

 No vídeo (youtu.be/XSRXkgR_14k) veja uma animação do processo iterativo das três primeiras etapas da construção do Tapete de Sierpinski.

 Ao aplicarmos o processo iterativo infinitamente obteremos o fractal conhecido como Tapete de Sierpinski.



13.

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 Observando as primeiras etapas da construção do tapete de Sierpinski, utilize lápis e papel para completar a tabela abaixo e calcule a área total do Tapete de Sierpinski.

Etapas $$0$$ $$1$$ $$2$$ $$3$$ ... $$n$$
Número de quadrados $$1$$ $$8^{1}$$ $$8^{2}$$ $$8^{3}$$ ...
Comprimento do lado $$1$$ $$\Big(\frac{1}{3}\Big)^1$$ $$\Big(\frac{1}{3}\Big)^2$$ $$\Big(\frac{1}{3}\Big)^3$$ ...
Área de cada quadrado $$A$$ $$\Big(\frac{1}{9}\Big)^1 A$$ $$\Big(\frac{1}{9}\Big)^2 A$$ $$\Big(\frac{1}{9}\Big)^3 A$$ ...
Área total $$A$$ $$\Big(\frac{8}{9}\Big)^1 A$$ $$\Big(\frac{8}{9}\Big)^2 A$$ $$\Big(\frac{8}{9}\Big)^3 A$$ ...

  Se estiver tendo dificuldade de preencher os espaços com as fórmulas matemáticas, clique no espaço que deseja preencher e utilize os botões abaixo para lhe auxiliar.




14.

 Invente um Tapete fractal. Primeiro, descreva o processo iterativo, depois crie o seu fractal desenhando ou usando algum recurso computacional.